As partilhas têm sido momentos fundamentais de encontro, conhecimento e construção comparticipada de conceitos. O facto de toda a escola reunir-se no mesmo espaço possibilita encontros espontâneos, recorrentes e tão especiais!
Para nós, estes momentos são oportunidades de relação, crescimento e aprendizagens tão especiais para crianças pequenas construírem o conceito de cultura humana.
Ao criar a cultura humana — os objetos, os instrumentos, a ciência, os valores, os hábitos e costumes, a lógica, as linguagens —, criamos nossa
humanidade, ou seja, o conjunto das características e das qualidades humanas expressas pelas habilidades, capacidades e aptidões que foram se
formando ao longo da história por meio da própria atividade humana
Mello, S. (2007). Infância e humanização: algumas
considerações na perspectiva histórico-cultural
Em primeiro, fomos convidados a participar numa atividade de massa maizena na sala da Xana, num momento de exploração sensorial cheia de cores e em companhias que estenderam as nossas descobertas.
A Sala da Mónica potenciou ainda a amplitude vocabular com o conto e partilha da história "As aventuras", que estes amigos construíram com materiais e linguagem tão adequada à faixa etária.
Já a Sala da Mariana potenciou uma atividade de exploração de folhas secas que apanharam no parque. A exploração foi deliciosa e colorida tal como as relações estabelecidas.
Que momentos tão especiais temos nós vivido!
Sem comentários:
Enviar um comentário