No dia a dia de creche o diário ocupa um lugar privilegiado enquanto instrumento de registo do quotidiano das crianças. Englobando duas colunas, este instrumento de pilotagem, potencia uma das questões mais fulcrais no dia a dia em creche - o trabalho cooperado entre os diferentes intervenientes na vida da criança (famílias, equipa educativa e comunidade). Neste sentido,
Mais do que realizar determinadas práticas, importa assumir a atitude de estar
junto e ao lado das famílias, bem como dos colegas de trabalho, para levarmos a cabo esta tarefa
tão estimulante, quão complexa, da educação das
crianças nas primeiras idades. Assumimos assim a
potencialidade conflitual da confluência de diversas perspectivas e saberes, bem como, de diversas
preocupações, de forma a evoluir no sentido de
um espaço de compreensão recíproca de diálogo e
de escuta.
Folque,
Bettencourt, Ricardo, 2015
A
primeira coluna do diário destina-se ao registo das realizações consideradas mais
significativas e é encabeçada pela palavra “Fizemos”. A segunda coluna
destina-se ao registo de sugestões, aspirações e atividades a realizar e
intitula-se “Queremos fazer”. A partir deste veículo de comunicação, várias foram já as propostas que surgiram, algumas das quais aqui ilustro.
A S.F, tendo passado alguns dias de férias em Viana do Castelo, partilhou com o grupo ouriços e respectivas castanhas que lá encontrou. Com muito cuidado, exploramos, abrimos e acima de tudo a S.F. teve oportunidade de partilhar uma descoberta com a família.
Já o V.D., partilhou com o grupo um livro sensorial, recheado de insectos e animais que fizeram as delícias do grupo. Respeitando o importância destas questões sensoriais, decidimos construir um livro para a sala, com a ajuda de todos e que será em breve exposto e comunicado às restantes salas.
A I.C. pedindo colo diversas vezes para conseguir espreitar para o recreio dos crescidos, despertou um interesse e necessidade de partilhar uma manhã de brincadeira com estes pares mais crescidos. Foi uma manhã de interacções deliciosas e que nos deixou muito mais ricos a todos!
Estes são exemplos práticos de como se operacionaliza de forma tão partilhada e vivida, a gestão cooperada de um currículo em creche.
Obrigada pelas suas partilhas. Por vezes complicamos de mais, com o querer fazer atividades, atividades, tudo tão orientado e na maioria das vezes sem ouvir o que elas têm para nos dizer. Filipa, educadora de infância, a tentar mudar a visão da prática diária
ResponderEliminarQue bom que é crescer assim com colo, mimo e segurança <3
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