terça-feira, 26 de março de 2019

Do museu à sala

Os primeiros passos rumo ao exterior transportam consigo as primeiras imagens construídas. Desta vez fomos ao Museu Colecção Berardo participar numa visita jogo em que o mote foi uma lagartinha muito comilona que se deslocava pelo museu, "trincando" pedacinhos de obras de arte.
Pelos corredores das obras Pop Art, conversámos e brincámos em redor de obras de artistas como Andy Wahrol. 
Já em sala, conversámos sobre esta visita, bem como na biblioteca da escola, procurámos livros de arte onde pudéssemos enriquecer as nossas vivênciais.
Ao folhearmos alguns livros, e através da forma evidente como o movimento Pop Art se pronuncia e, de forma real, representa elementos do dia-a-dia, começaram a soar algumas palavras em redor de obras como:
"Olha a sopa" e "o copo", afirmações em redor da obra Campbell's Soup Cans
"As flores!", referindo-se a obra Ten-Foot Flowers de Andy Warhol
"O popó", "o carro", reconhecido na obra Landscape de Tom Wesselmann

Estes comentários privilegiados, traduziram-se numa manifestação sobre obra Ten-Foot Flowers de Andy Warhol, que nos levou a uma reprodução em continuidade com a Sala da Marta.
Já outra importante componente desta visita ao museu, foi a sensibilização para a questão da cor e do resultado da junção de algumas cores, aspeto este valorizado em escola com as partilhas com a Sala da Marta, que nos convidou a realizar uma experiência de junção de cores.
A partir de processos simples, se revela a forma como é possível sensibilizar as crianças para as expressões artísticas, bem como ampliar o contacto com a arte em sala. De forma contextualizada, e abordando um movimento de arte que espelha o real, ampliámos repertórios e construímos cultura!


"É o contacto real, através da viagem aos locais onde se guardam as memórias culturais dos povos, que a criança constrói a sua identidade cultural, reconhece o seu passado histórico.  A cultura e acesso que temos a ela deverão ser uma prioridade na infância... pois queremos ser, efectivamente cidadãos de pleno direito."

Manuela Guedes em Lugar de Partilha

Sem comentários:

Enviar um comentário