quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A primeira vez em tanto

Ao entrarmos numa sala de creche, todos os dias entramos com a certeza de que hoje será uma primeira vez em algo. Seja na exploração de um novo material, seja no primeiro beijo que se troca com o cuidador ou até na primeira palavra que soa no ar, há sempre algo de novo que a criança acrescenta ao seu entendimento do mundo.
A nossa observação, tão importante, permite-nos tantas vezes perceber a forma criativa como as crianças brincam pelo simples facto de ser a primeira vez que se deparam com algo. Este momento é mágico, não só porque sentimos que lhes estamos a transmitir qual a potencialidade daquele recurso como pela forma criativa como percebemos que a criança é capaz de analisar o mundo.

"aprender com a própria prática é uma atitude possível quando o espaço em que as crianças passam os dias é organizado para favorecer a independência e a autonomia das crianças no acesso aos objetos
(MELLO e SINGULANI, 2014, p. 38)
É nesta atenção comunicativa dos adultos, bem como na riqueza dos espaços,  que as crianças levantam as suas primeiras hipóteses, tecem teorias e reconstroem conceitos, construindo as suas redes neurais.
É também a partir desta participação ativa da criança no espaço, que o adulto é capaz de perceber os seus interesses e necessidades, garantindo que a sua acção será consecutivamente adequada e cada vez mais significativa. 

"garantir um dia tranquilo e feliz para as crianças, promove o desenvolvimento inicial das suas qualidades humanas como a percepção, a memória, a fala, o pensamento, os sentimentos."
(MELLO e SINGULANI, 2014, p. 39)

Sem comentários:

Enviar um comentário