quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Numa viagem aos interesses da sala

A forma como os interesses surgem numa sala de creche deriva de diferentes fontes de conhecimento que o meio nos trás. Seja a partir de uma partilha de casa, de uma visita de outras crianças à sala ou até da riqueza do ambiente do dia a dia, diversas são as situações em que a curiosidade se aguça, ou até vários momentos se alinham para a reforçar. 
Foi o que aconteceu quando a M. M. partilhou com a sala um livro com imagens reais de vários animais. A partir de uma leitura em pequeno grupo, logo dois braços pequenos puxaram uma caixa de figuras de animais e desta riqueza as primeiras associações. Entre sons e características físicas, vários foram os diálogos em redor deste interesse da sala.
Noutro momento, e ao ouvirmos a comunicação do projeto da Sala da Mónica sobre as galinhas, surgiram interessantes diálogos sobre este animal da quinta, os seus ovos e até canções a seu respeito. Com a ajuda deste grupo de crianças de 5 anos, criámos na sala um registo com imagens reais de vários animais da quinta que está  ser enriquecido gradualmente.
Porque não depois contar com a riqueza do meio escolar que nos rodeia? Foi o que aconteceu quando o coelho Alberto da nossa escola nos visitou para um contacto direto com um dos animais mais queridos nas nossas leituras.


Decerto estas experiências irão continuar, nesta fascinante viagem por tornar as trocas em sala tão especiais e significativas - ampliando o stock de conhecimento de crianças pequenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário