Há muito que o método matemático Pappy invadiu a nossa sala, com propostas neste domínio que conduzem a um maior raciocínio matemático abstrato e criativo. Nestes momentos de trabalho curricular comparticipado, são construídos conceitos, pelas propostas colocadas pelo adulto que, inquietando o grupo, lhes transmite propostas matemáticas através de situações do dia-a-dia e que, muitas vezes, partem de outros domínios.
Hoje partimos de uma propostas de construção de padrões rítmicos pelo recurso a instrumentos de percussão - as clavas.
Começámos por perceber como as poderíamos utilizar, cirando uma sequência que logo se transportou para um registo escrito.
Logo o grupo percebeu de que este remetia para um conhecido registo de padrão matemático. Desta forma, o grupo foi convidado a continuar o registo e, em seguida, sugerir padrões para serem produzidos através do uso destes instrumentos.
E assim, através de uma propostas musical, construímos conceitos matemáticos que, acima de tudo, potenciam a visão abrangente e abstrata da matemática no nosso dia-a-dia.
Que projecto fantástico. Adorei.
ResponderEliminar