Desde cedo é sabido o quão importante é respeitar as diferentes organizações das crianças em redor das tarefas a que se propõem.
Os nossos dias oscilam entre os momentos em que a criança necessita de se empenhar em alguma tarefa de forma individual, as situações em que as crianças partilham aprendizagens e conhecimentos em pequenos grupos e as situações coletivas de índole de construção de conhecimentos e/ou valores sociais.
A criança necessita de situações individuais onde encontra situações mais tranquilas de concentração e empenho, que tão importantes são para a formação pessoal.
Noutras situações as crianças organizam-se em pequenos grupos, onde partilham o espaço, conhecimentos e descobertas, num ambiente de convívio, tão importante para as aprendizagens sociais.
Enquanto construção comparticipada de conceitos e ou momentos de animação social, surgem os encontros do grande grupo, promotoras da construção moral, bem como se constroem os conhecimentos em redor das sugestões e propostas construídas por todos.
Assim são os nossos dias, de respeito pelo "eu", de partilha em pequeno grupo e construção coletiva, respeitando assim a importância de cada uma destas situações.
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