Foi numa momento de exploração dos livros na biblioteca, que o L.G. se deparou com a dúvida "O que é um espantalho?".
Depois de a colocar à estagiária da nossa sala, juntos decidiram pedir ajuda a alguns amigos para avançar com este projeto.
Logo procuraram nos livros, no computador e perguntaram junto dos amigos das outras salas de que se tratava este boneco que tanto os inquietava. Puseram as mãos à obra e, com a ajuda da Laura, construíram um espantalho.
Assim que ficou clara a função do espantalho, construiram um canteiro, onde semearam alfaces e flores. Para proteger este canteiro, cada autor do projeto idealizou um espantalho e, com a ajuda da sua família, construiu-o para proteger as suas sementes.
E nada como culminar a percepção do conteúdo de um projeto do que vivê-lo no terreno. Foi por isso que organizámos uma visita à Quinta da Granja, onde, para além de multiplas conquistas tão significativas, visitámos a horta e oferecemos o nosso espantalho da sala à quinta.
Por fim, e cheios de conquistas e conhecimentos novos, este grupo de crianças comunicou todo este processo, bem como as descobertas feitas, num momento de divulgação cultural deste projeto.
Parabéns a todos por um processo tão significativos e vivenciado por todos!
Um projecto sem dúvida muito giro e que o Manel adorou.
ResponderEliminar