sábado, 3 de outubro de 2009

A família e as histórias

No momento de dinamização de histórias da passada quarta-feira, recebemos a visita de um contador de histórias já conhecido pelo grupo - o irmão da C. M.

O mano G. visitou-nos a seguir ao almoço e contou-nos uma das histórias do já conhecido elefante Elmer, "Elmer e Alber".

Como seria de esperar, este foi um momento de grande euforia e entusiamo do grupo que se envolveu no conto da história. No final, o G. acompanhou ainda um momento de registo desta em desenho e, mais tarde, propus que representássemos as personagens da história recorrendo ao uso de materiais de desperdício, como rolos de cartão e pedaços de papel e tecidos.
Ficam aqui alguns exemplos das nossas coloridas e divertidas produções.






Para além da potencialidade que as histórias contêm no domínio da linguagem, a promoção de momentos como este fomentam um importante envolvimento com a família e comunidade, elementos estes que têm sempre tanto para partilhar connosco, tal como nós com eles. Esta ligação é realmente muito importante no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Por isso, conto convosco para participar no enriquecimento dos conhecimentos do nosso grupo.
Até já!

3 comentários:

  1. Que actividade tão importante e tão engraçada! Parabéns!
    Beijos enormes a todos e um beijinho ao G.!

    ResponderEliminar
  2. A história deve ter sido ouvida com muita atenção. Os elefantes estão um espectáculo.

    ResponderEliminar
  3. A importância da envolvência das famílias na escola é enorme... parece que aqui na sala da Carmo isso não se esquece. Aposto que a visitado mano da C. à sala foi extremamente importante para todos. Adorámos ver o resultado final à porta da vossa sala: os fantoches do Elmer ficaram lindos. Bom trabalho!!!

    ResponderEliminar