sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mãos à obra!

Esta semana as nossas crianças têm vindo a desenvolver um olhar mais abrangente em relação à sala, procurando vivenciar outras experiências para além das até então feitas.

Estas descobertas surgem pouco a pouco mas já nos permitiram aprender e desenvolver capacidades de uma forma lúdica e acima de tudo com prazer, ora vejamos...

Durante a reunião da manhã, no início da semana, partilhámos alguns momentos passados durante o fim-de-semana e/ou outros acontecimentos significativos. Estes relatos foram então registados, em texto, sendo depois ilustrados através do desenho, mas não só!...


Propus que estas ilustrações fossem enriquecidas com outros materiais, tais como o recorte e colagem de revistas.
A partir da partilha destes textos num momento de comunicação, fez-se sentir uma vontade colectiva de aprofundar esta exploração, traduzida em comentários como "Também quero cortar Carmo! Posso fazer?".
Assim, prosseguimos com os recortes e colagens que tanto deliciaram as nossas crianças que, gradualmente, aperfeiçoam com prazer os seus trabalhos.



A riqueza destes trabalhos de recorte e colagem despoletaram também a construção de uma história que podem encontrar exposta na nossa sala, a "História do sapo e da bruxa", que nasceu precisamente a partir da observação de um imagem recortada.


E assim crescem, de dia para dia, as nossas descobertas na sala. Sempre que abrimos uma gaveta ou um armário e encontramos algo novo para enriquecer as nossas produções e assim aprender num ambiente de mil e uma formas de expressão.

Até já!

4 comentários:

  1. Olá Carmo e olá amores da minha vida! é com muito entusiasmo que vou seguir este blog! é tão bom poder continuar a acompanhar as vossas conquistas e descobertas! Parabéns à Carmo e ao grupo maravilha de quem tenho tantas saudades!

    Muitos, muitos beijinhos da Deia!

    ResponderEliminar
  2. Gostámos muito de ver estas novas actividades! O Duarte contou-nos que tinha feito colagens de dois carros de corrida!

    ResponderEliminar
  3. Estes meninos andam cheios de trabalho. Nota-se pelas fotos e também pelas produções expostas na sala, que o empenho tem sido grande.

    Continuação de bom trabalho!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Carmo!
    Parabéns pelo cantinho de partilha das actividades que os preenchem!
    Vai ser um ano em grande, com aprendizagens mútuas! Aposto!
    Susana (mãe da Raquel)

    ResponderEliminar