segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Autonomia para que te quero

Várias são as componentes que se articulam num dia tipo de sala de creche. Entre elas a autonomia tem ocupado especial lugar aos nossos olhos. Pensar na rotina e no crescimento, é pensar como podemos garantir a autonomia e a participação ativa da criança em situações simples do dia a dia em que a criança pode ter um papel central. 

a rotina diária também mantém um equilíbrio entre limites e liberdades das crianças […] devido [à sua] estrutura predizível e dos seus limites claros e apropriados, dentro dos quais elas se sentem livres para desenvolver as suas próprias formas de fazer as coisas
(Hohmann e Weikart, 2011, p.225)

De facto, neste processo, não nos podemos esquecer da segurança que a criança precisa, bem como da forma como esta se articula com o papel do adulto. Seguem-se situações pontuais onde se ilustra para que queremos esta autonomia...
Depois do sucesso do bolo da sala, fomos convidados a partilha esta receita com a Sala da Mónica do jardim-de-infância. A estes ingredientes, juntaram-se umas laranjas que o M.S. trouxe de casa. Em redor da mesa, todos partilhámos funções e claro que as mãos mais pequenas também quiseram experimentar o espremedor e porque não?!







O lanche acabou e segue-se a higiene. Para além da S.F. já perceber o momento que se segue, dirige-se à porta da sala para se preparar para ir para a casa de banho. Depois da muda da fralda, o adulto sugere-lhe a lavagem das mãos e boca, tarefa em que a S.F. participa de forma ativa e empenhada!

Num momento de preparação para o almoço, os adultos ajudam as crianças a sentar-se, enquanto aguardam a refeição. A M.F., indignada, recusa sentar-se e, quando questionada pelo adulto, aponta para a cesta dos babetes ao mesmo tempo que se aproxima da mesma e retira um babete para colocar ao amigo S.D. 

E assim se garante que a criança tem uma função social e que, acima de tudo, participa em atividades simples do seu dia a dia, numa intima relação com os adulto que o ajudam a tornar-se mais competente, já que  “a autonomia define-se pela capacidade da criança em realizar alguma tarefa sozinha, de forma independente, sem a presença do adulto. No entanto, […] temos que ir muito além dessas concepções, pois, assim como o sujeito se constitui a partir das relações com outros seres e com o mundo, a autonomia também é construída nessas relações”.
Coutinho, A. S., Day, G., & Wiggers, V. (2012)

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