segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Caminhar de mãos dadas

O processo de adaptação de crianças pequenas na entrada na creche é um período sensível e de grande importância na vida de todos. Ao estendermos a mão à entrada da criança na sala, damos também as mãos à família que é confidente e parceira neste processo. Confidências como "Ela abana as pernas quando está contente" ou "Os seus alimentos preferidos são frutas!" ajudam o adulto que acolhe a melhor conhecer a criança e recebê-la no seu colo.
É com passos pequenos e suaves que os adultos respeitam a criança, garantindo-lhe o tempo que precisa para se apropriar desta nova realidade ao mesmo tempo que iniciam uma relação com a  criança que a irá acompanhar ao longo desta amizade.
Em simultâneo, e a par do egocentrismo característico desta fase do desenvolvimento,  a referida estabilidade emocional vai permitir à criança que encontre neste espaço um novo olhar que lhe permite criar as primeiras relações com os pares mais próximos.
Dois meses depois, encaramos este processo de adaptação como um crescimento de grupo, como um verdadeiro processo de formação de vínculos que decerto nos acompanharão por muitas e novas conquistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário