sexta-feira, 25 de maio de 2018

Relações de confiança e afeto

Os jogos sociais são efetivas oportunidades de estreitar e vincular laços de confiança e afeto no grupo. Através destes momentos, as crianças encontram oportunidade de, junto dos pares, intensificar relações vividas em outras situações de sala e/ou recreio, num momento privilegiado de desafio e jogo.
Vários podem ser os desafios colocados e planeados com as crianças, sendo que, o seu papel na planificação é fundamental pelo sentido de pertença e capacidade de organização que se vai desenvolvendo.
Desta vez, desenvolvemos um jogo de cooperação e confiança, manipulando bolas e arcos com o corpo e estimulando o equilíbrio em dependência com o outro. Numa primeira instância, desenvolvemos o jogo a pares, sendo que, gradualmente, o desafio intensificou-se pela necessidade de, em grupo, agir por um bem comum - manter as bolas equilibradas em deslocamento colectivo e/ou segurar os arcos unidos.
Num último momento, e de modo a retomar à calma, fizemos massagens com carrinhos, intensificando esta proximidade e estimulando a importância do relaxamento em contacto com  o outro. 
São situações como estas que aumentam as experiências de proximidade com os pares e a relação que se constrói todos os dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário