terça-feira, 17 de outubro de 2017

Conhecer Antoine Gaudí

Depois de uma visita à cidade de Barcelona, a V.L. trouxe, pelas suas mãos, a obra de Antoine Gaudí. Seria impossível não nos apaixonarmos pela sua história, que melhor conhecemos através dos livros e fotografias das suas obras magnificas, bem como pela construção de uma réplica da sagrada família oferecida pela família da V.L.
Inevitável foi também a vontade de melhor conhecer a sua história, bem como as suas técnicas de construção e ideais, que nos incentivaram a conhecer cada vez melhor a sua vida e obra. Assim, após algumas partilhas das famílias e comunidade (livros e fotografias), pesquisas e consequentes descobertas, comunicámos à família e comunidade escolar a obra deste arquitecto, expondo-a à porta da sala.
 
No meio de todo este processo, descobrimos que uma das suas técnicas preferidas de construção e manipulação de materiais chama-se trencadis, que consiste no revestimento de superfícies com azulejos partidos e normalmente coloridos. Com a ajuda da Vanessa, percebemos que uma técnica muito conhecida portuguesa também utiliza pedras colocadas de forma organizada e por vezes portadoras de padrões e/ou imagens - a calçada portuguesa - que melhor fomos ver e sentir no pavimento da nossa escola.
Em parceria com o 1ºciclo, e após a nossa comunicação desta pesquisa, percebemos que poderíamos recorrer à reutilização das cascas de ovos, a fim de simular esta técnica.
E assim, aos pedacinhos, vivemos um pouco da vida de Antoine Gaudí, que tanto nos marcou com a sua história.

Sem comentários:

Enviar um comentário