Numa reunião da manhã, a R.H. partilhou com o grupo um instrumento bem interessante e com enorme potencial - o ábaco.
Rapidamente se despoletou o interesse em explorar este material, pela busca, em pequeno grupo, de multiplas formas de o trabalhar, colocando questões a apresentar ao grande grupo.
Assim, surgiu um interessante problema de matemática construído em pequeno grupo e comunicado ao colectivo, dando assim sentido aos circuitos de comunicação que diariamente se criam.
Desde a a contagem crescente e decrescente à formação de padrões, passando pela construção de figuras geométricas, várias foram as propostas levantadas.
Ai, se aquele padrão não me deu dores de cabeça ao início :p
ResponderEliminarOlá! Adorei as corujinhas!
ResponderEliminarTambém sou professora. Trabalho com uma turma de educação infantil, na cidade de Campinas, SP, Brasil.
Tenho um blog onde registro um pouco do cotidiano do meu trabalho (http://meajudaaolhar.wordpress.com).
Há tempos ando muito interessada em conhecer outros registros de professores sobre seu trabalho. Conheci alguns e estou pensando em organizá-los num blog.
Gostaria de saber se posso acrescentar o seu. Para isso, preciso de alguns dados, como a cidade em que mora e a faixa etária com a qual trabalha. Passe para dar uma olhada. O layout final ainda não é o definitivo, mas ficará mais ou menos assim!
http://alemdosmurosescolares.wordpress.com
Um abraço,
Lili