quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jogos

Tendo em conta que as nossas tardes são muitas vezes  destinadas à realização de actividades de animação cultural, aqui ficam dois jogos que fizemos nos últimos dias...

Na passada quinta-feira, na tarde dedicada aos jogos sociais, recordámos um dos nossos jogos preferidos - o jogo de calçar as cadeiras.

Na sessão de música desta terça-feira, fizemos o jogo da cabra cega com instrumentos. Assim, quem tinha os olhos vendados tinha que descobrir quem estava a tocar o instrumento e, por sua vez, que instrumento era este.

Para além dos conhecimentos directamente relacionados com os jogos em causa, nestes momentos colectivos estão adjacentes valores e princípios que nos ajudam a crescer num ambiente de respeito, compreeensão e de ajuda para com o outro.

4 comentários:

  1. São actividades muito giras. Os meninos devem ter adorado não? Como se joga esse de calçar as cadeiras mesmo? Chamou-me a atenção.

    ResponderEliminar
  2. Temos de combinar uma sessão de jogos juntos. Estou muito curiosa sobre este jogo das cadeiras que tanto sucesso faz nesta sala!

    ResponderEliminar
  3. De facto este jogo tem feito sucesso. Consiste em formar duas equipas em que cada uma tem a missão de calçar as quatro pernas da sua cadeira, tendo em conta que uma vez utilizado um sapato há que encontrar o seu par e ter em atenção o lado correcto (sapato esquerdo e direito nas respectivas pernas da cadeira). Avança um jogador de cada equipa de cada vez, ganhando um ponto a equipa que primeiro conseguir calçar a cadeira, correctamente! Após todos os jogadores de cada equipa terem jogado, somam-se os pontos que poderão ter sido marcados numa tabela simples. E aqui estará também uma óptima actividade de matemática.

    ResponderEliminar
  4. Claro Marta, assim que pudermos combinamos uma sessão:)

    ResponderEliminar