Cultivar o gosto pela leitura e contato com a escrita desde cedo ajuda as crianças a construir ideias positivos sobre os suportes que as rodeiam, bem como as suas potencialidades. Histórias, livros sonoros, livros de imagens reais, jornais e revistas, são alguns dos suportes que podem existir nas nossas salas com os quais as crianças podem contactar e buscar informação.
Para além disso, os momentos de leitura das outras salas, como por exemplo das crianças já leitoras do 1º ciclo, apoiam o cultivar deste gosto em crianças pequenas.
De modo a tornar esta riqueza o mais dinâmica e versátil possível, é importante estabelecer rotinas que privilegiem as leituras, bem como estratégias de incluir as crianças no processo de escolha deste tipo de materiais a utilizar em sala.
Sentindo necessidade de diversificar o contacto com as histórias contadas pela manhã, iniciámos a tarefas de ida à biblioteca para a escolha de 5 livros a ler durante a semana, tarefa que se repetirá todas as semanas.
Este foi um momento de grande riqueza de interacções, não só no processo de escolha como na chegada à sala em que a vontade de embarcar nestas novas histórias era já muita.
Assim, de forma simples e muito participada, fomentamos o contacto com novas histórias, ampliando leques culturais e relacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário