quinta-feira, 30 de abril de 2015

quinta-feira, 16 de abril de 2015

terça-feira, 14 de abril de 2015

Abril frutas mil

Não há sombra de dúvida que estas são as fases das grandes diversificações alimentares. É por isso mesmo que decidimos promover variados momentos onde as crianças são convidadas a experimentar novos sabores e texturas. 
Assim começámos por perguntar quais os frutos preferidos de cada um, que depois organizámos numa tabela preenchida, num momento de trabalho curricular comparticipado.
   
Em seguida decidimos ir à mercearia a fim de adquirir todos frutos escolhidos que depois lavámos, descascámos e cortámos.
 Que refeições tão variadas e especiais!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Inscrever uma história

Muitas são as formas de avaliar e interpretar o que é feito ao longo desta caminhada na nossa sala - acima de tudo são modos de inscrever uma história vivida e sentida :)
Uma destas formas surge com o momento de arquivo de produções no portfólio individual da criança.
Na nossa sala procuramos, semanalmente, terminar este ciclo com o arquivo de produções no dossie. Este é um momento bem especial onde a criança, com o apoio do adulto desafiante e dialogante, revê os seus registos, num constante processo de evolução, onde reinam os processos de consciencialização e espírito critico.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Porque dormem os morcegos de cabeça para baixo?

Depois da surpresa inicial, rapidamente nos apaixonámos por descobrir mais coisas sobre estes animais tão especiais.
Estes primeiros bater de asas na metodologia de projeto têm sido muito importantes! Pesquisámos nos livros, no computador e até contámos com a ajuda da Sala da Marta Reis que, num rasgo de criatividade, apoiou-nos na transformação da nossa árvore de natal (construída a partir de um chapéu-de-chuva) num morcego! 
Foi um processo rico, consistente e que contou com a ajuda de todos! Vários foram os contributos com livros e descobertas.