terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O mistério da galocha vermelha

Algo no mínimo curioso e misterioso aconteceu hoje na nossa sala. Chegados à reunião da manhã fomos surpeendidos pela presença deste objecto na mesa - uma galocha vermelha sem par!
Depois de alguma discussão de quem seria, decidimos tentar desvendar este mistério, colocando algumas hipóteses de resolução do problema:
1º Fazer um registo do número que
todos calçamos na sala, para saber se seria de algum de nós
2ºPerguntar aos adultos das outras salas
3ºFazer um aviso para afixar na escola de modo a descobrir
quem a poderá ter perdido
4ºEscrever uma possível história para a origem deste objecto
Começámos pelas duas primeiras formas de tentar descobrir e estamos agora a preparar as restantes. Decerto, iremos encontrar novas e originais hipóteses para desvendar o mistério!
Até agora está a ser muito divertido tentar resolver este segredo. É importante sabermos olhar à nossa volta para encontrar as melhores soluções para os problemas com que nos deparamos.

Muita fruta...(sobre)mesa

Ontem foi dia de nos juntarmos à mesa para descobrir mais e novas coisas sobre vários frutos! Pois é, no âmbito do projecto das sementes, estivemos a observar-las nos frutos, bem como a sua casca entre outras particularidades...
Tocámos

 Cheirámos

Descascámos

Dividimos os vários frutos por tigelas e preparámos a nossa própria salada que estava...

Deliciosa!
Melhor que tudo foi não só fazer descobertas importantes como também experimentar novos frutos!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Careta a tartaruga que defende o planeta

Esta semana fomos ao Oceanário de Lisboa assistir a um musical infantil " Careta a tartaruga que defende o planeta". Foi um momento bem divertido, onde pudemos não só rir com as brincadeiras que acontecem quando duas amigas tartarugas mergulahm no oceano, como também compreender o quão importante é preservá-los. No final, pudemos até abraçar e conversar com as nossas personagens preferidas!
Aqui fica um pequeno excerto para os mais curiosos:

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ano novo...amiga nova :)

Não há nada como começar um ano novo cheio de ideias, energia, motivação e para além disso com uma NOVA AMIGA NA SALA.
É verdade 2012 trouxe consigo a chegada de uma nova menina ao grupo, a J.S., que tem 5 anos! A adaptação tem sido ótima e a forma como lhe traduzimos tudo o que fazemos e como apoiamos a sua adaptação, são o espelho de como temos interiorizadas as nossas rotinas e métodos de aprendizagem.
Estamos muito contentes com esta nova aquisição:)